Analysing Adm's Organizational Behaviour Through the Informant!

Submitted by: Submitted by

Views: 509

Words: 2929

Pages: 12

Category: Business and Industry

Date Submitted: 12/23/2010 08:43 AM

Report This Essay

Introdução

Fig. 1 – Sementes de linho (adaptado de pitacosculinarios.blogspot.com)

Em 1902, George A. Archer e John W. Daniels iniciaram um negócio de esmagamento de sementes de linho, ou linhaça. 21 anos mais tarde, adquiriram a Midland Linseed Products Company, e assim nasceu a Archer-Daniels-Midland Company. Ao longo das décadas, a ADM aumentou o seu centro lucrativo com a adição de novas secções como moagem, processamento, ingredientes especiais para rações e comida humana, nutrição, entre outros.

Com uma rede de transportes em mais de 240 locais, a ADM continua a estabelecer relações com agricultores para criar mercados para os seus produtos um pouco por todo o mundo.

Contudo, na década de 90, a empresa viu-se numa situação muito complicada com as autoridades federais (FBI), sendo acusada de cartelização no preço da lisina, um aminoácido que ajuda no crescimento ósseo. O responsável por este envolvimento foi um dos seus trabalhadores, Mark Whitacre, presidente da divisão de BioProdutos, que denunciou o caso ao FBI. Whitacre passou 3 anos como informador das autoridades, fornecendo provas que incriminassem os responsáveis por esta cartelização à escala global. Porém, Mark foi também condenado por se ter apoderado de vários milhões de dólares ilegalmente, falsificando assinaturas.

Este caso deu origem ao filme The Informant!, que serve de caso de estudo para analisarmos a cultura organizacional, a comunicação, a avaliação de desempenho e recompensa, a liderança, a delegação de poder e a participação que se verificou nesta empresa e seus intervenientes.

a. Descreva a cultura organizacional da ADM

“A cultura organizacional é um conjunto de pressupostos, crenças, valores e normas que são partilhadas pelos membros da organização.” (NEWSTROM; DAVIES, p. 91). Esta cultura é bastante importante para o sucesso de uma empresa, porque transmite a sua identidade aos trabalhadores, contribuindo para a segurança destes e ajuda também a estimular a vontade de...