Kirkpatricks Four Levels of Evaluation

Submitted by: Submitted by

Views: 573

Words: 4708

Pages: 19

Category: Other Topics

Date Submitted: 03/12/2011 04:50 PM

Report This Essay

Abstract

Este artigo descreve o modelo dos quatro níveis de avaliação da formação de Kirkpatrick e as razões da sua popularidade. São apontadas algumas limitações do modelo e são identificadas três assunções problemáticas: cada um dos níveis fornece informação mais importante do que o anterior; os níveis estão ligados por uma relação causal; e os níveis estão positivamente relacionados, sendo ainda apresentadas as soluções para ultrapassar essas assunções. São revistos alguns estudos-chave no sentido de tentar perceber as razões da longevidade do modelo mais utilizado na avaliação da formação.

Abstract

This article describes Kirkpatrick’s four-level training evaluation model and the reasons of its popularity. Some limitations of the model are pointed out and three problematic assumptions are identified: each level provides information more important than the previous; the levels are casually linked; and the levels are positively inter-correlated, being also present solutions to overpass these assumptions are also presented. Key-studies are reviewed in order to understand the motives of the most widely used model of training evaluation longevity.

Introdução

Entre 1959 e 1960, Donald Kirkpatrick publicou quatro artigos no Journal of American Society of Training Directors, em que apresentava quatro categorias de medidas da eficácia dos resultados da formação e que foram posteriormente incluídos na sua obra Evaluating Training Programs (1994), originalmente publicada em 1994 e actualmente na sua terceira edição.

Estes textos vieram ao encontro de uma necessidade organizacional que se fazia sentir (Alliger e Janak, 1989) e rapidamente se tornaram conhecidos nos departamentos de formação dos EUA e do mundo (Bates, 2004). Foxon (1989) confirmou na sua revisão de literatura que este era não somente o modelo mais conhecido, mas também o mais utilizado – um terço dos artigos por si revistos fazia referência a este modelo e dos onze autores que apresentavam um...