Analise Swot

Submitted by: Submitted by

Views: 899

Words: 268

Pages: 2

Category: Other Topics

Date Submitted: 03/31/2010 07:05 AM

Report This Essay

Em planejamento estratégico, a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma maneira bastante eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no mercado de atuação. Como resultado dessa análise, temos um relatório que contém informações a respeito de fatores internos da empresa (strengths and weaknesses, forças e fraquezas) e sobre fatores externos (opportunities and threats, oportunidades e ameaças). Mas, e se usarmos essa ferramenta em benefício próprio? Como poderia ser uma "análise SWOT pessoal"

Vamos já pensar em uma, já que, de acordo com o guru do Marketing, Philip Kotler, não existe produto maduro sem oportunidades, mas gerentes sem imaginação podemos aproveitar a idéia e dizer que não existe um profissional sem oportunidades, mas sim a falta de visão na carreira.

Levando em consideração que cada um é responsável por sua própria carreira e que quando a mesma é bem administrada a sensação de autonomia é maior, é preciso saber a hora de nos atualizarmos e nos capacitarmos para as mudanças que sempre acontecem, onde quer que estejamos. É preciso ter autoconfiança, independentemente do porte da organização na qual nos encontramos, para saber onde estamos e onde, afinal, queremos chegar dentro de algum tempo, levando em conta determinadas forças macroambientais (econômicas, socioculturais, tecnológicas, mercadológicas) e agentes microambientais, em nível individual (formação, experiência, conhecimentos, capacidade de aprender, personalidade, aspectos financeiros). Claro, se a vida é de cada um, o mesmo pode-se dizer da carreira profissional em tempos de pensamentos, idéias e inspirações globalizadas.