A Geopolítica E a Geoeconomia Como Potenciadoras Do Conflito de Civilizações

Submitted by: Submitted by

Views: 934

Words: 6442

Pages: 26

Category: World History

Date Submitted: 07/21/2010 12:43 PM

Report This Essay

1- INTRODUÇÃO AO TEMA

Num mundo cada vez mais global, a interacção entre pessoas de diversos credos religiosos, culturas, meios e envolvências tende a aumentar exponencialmente, o que pode vir a provocar (sendo isso o mais certo) conflitos entre essas pessoas. Estes conflitos não são necessariamente conflitos físicos e/ou armados, mas conflitos de ideologias e convicções, que caso não tenham uma resolução atempada ou um acompanhamento correcto, podem vir a desembocar em atritos mais sérios, podendo esses sim levar a conflitos armados que em última instância podem originar guerras mundiais.

Se uma relação entre pessoas pode provocar isso, imaginemos então o que o relacionamento entre Civilizações pode provocar! É inegável que ao longo da história Mundial, os conflitos sempre estiveram presentes, conflitos esses que não iremos aprofundar, mas que resultam em larga maioria da interacção entre diversas Civilizações (Por exemplo, a Europeia e os “Índios” sul-americanos) que ao longo do tempo foram sendo confrontadas com a diferença existente entre estas mesmas.

Mas será que estes conflitos resultaram apenas destas diferenças?

Efectivamente não! Ao longo do tempo, e numa perspectiva de Nações, cada nação foi desenvolvendo o seu poder militar e mais tarde económico de modo a poder ir sobrevivendo aos ataques que foi sofrendo por parte de civilizações vizinhas, de modo não só a subsistir, mas também a prosperar. Com isto, Nações mais fracas foram sendo anexadas a outras mais fortes, mas sem que isso resultasse necessariamente numa perda de identidade própria (p.e. País Vasco).

“Todo o estado está em luta com o seu vizinho pelo espaço e procura aumentar o seu para obter recursos.” – Friedrich Ratzel (1897)

- Geopolítica como sinónimo de conflitos armados para definição territorial e definição de interesses dos vários países -

Assim, uma Nação enquanto nação soberana, posiciona-se no seu espaço próprio e envolvente de modo a poder retirar pela força das armas ou...